segunda-feira, 26 de maio de 2014

Comunicação ágil e clara

    Nos jornais do estado do Ceará, a notícia online e impressa consegue ser ágil o suficiente para o conhecimento geral do que ocorre no momento. E com diversos jornais estaduais, os mais acessíveis e habilidosos em noticias são: Diário do Nordeste e O Povo.
    Dois jornais com popularidade acima dos demais, e com uma velocidade constante ao transmitir os fatos ao público. Notícias, como por exemplo, a Marcha da Maconha, que informaram sendo direto em relação ao fato, cintando como, onde e quando aconteceu. E essa é linguagem rápida de muitos jornais online.
    A notícia do Diário é curta e explicativa. Citam as 1.500 pessoas que compareceram ao ocorrido, que iniciaram o percurso às 16h20min na Estatua de Iracema, e que foram caminhando com cartazes e gritos de guerra. Gritos como “Copa eu abro mão, legalize o verde e invista na comunicação’’, ecoaram na tarde de domingo. Por fim, a matéria explana como funcionou o sistema de guarda da policia na manifestação, e assim, a notícia se encerra.
    E vizinho ao Diário, temos O Povo, com uma linguagem mais sucinta e dinâmica. Citando dados e explanando rapidamente sobre o que houve na manifestação, como por exemplo, o que foi discutido pelos manifestantes.

    Por conseguinte, notamos que a notícia em jornais e sites cearenses, não é perseguida pela crítica e por outros estados que acreditam que o nordestino possui um linguajar fraco e pobre. Os métodos usados pelos jornalistas cearenses são tão profissionais quanto os demais de outros estados. Tornando até mesmo, a linguagem do jornal O Povo uma das mais conhecidas do país.

                                                                 Manifestação

Nenhum comentário:

Postar um comentário